SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Alfabetização científica e a construção de concepções na contexto de formação de professoresNão Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

RODRIGUES-MOURA, Sebastião  y  BRITO, Licurgo Peixoto de. Eixos de convergência da alfabetização científica e técnica no ensino médio integrado. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, 21586.  Epub 11-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21586.

Com a finalidade de analisar e discutir os indicadores atuais da etapa final da educação básica no Brasil frente às propostas de sua reformulação, elencamos e analisamos eixos de convergência para a promoção da Alfabetização Científica e Técnica (ACT) no ensino médio integrado a estudantes que almejam uma formação mais consolidada com o papel cidadão, aborde temas socialmente relevantes, vislumbre decisões a serem tomadas frente a situações-problemas do cotidiano, bem como destaque seu papel de protagonista na sociedade. Para tanto, ocupamo-nos em abordar reflexões iniciais sobre indicadores de desempenho dos estudantes e o atual panorama do ensino médio no Brasil, destacando ao longo do texto a proposição de um curso integrado, defendida por pesquisadores da educação brasileira. Com enfoque metodológico qualitativo, com caráter exploratório do tipo documental, analisamos, à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), documentos oficiais de cursos técnicos integrados ao ensino médio de uma instituição federal de ensino no contexto amazônico-paraense na busca de elementos de aproximação em educação, ciência e sociedade com vistas à ACT. Dessa análise emergiram quatro eixos de convergência, identificados como a (i) Prioridade a uma formação humanística e reflexiva, (ii) Elementos de interdisciplinaridade e contextualização, (iii) Formação para a cidadania, e (iv) Investigação social para a tomada de decisões conscientes. Desses eixos, observamos, notadamente, que os resultados obtidos apresentam uma aproximação para a discussão, debate e fomento à educação, à ciência e a elementos de questões sociais para a formação regional.

Palabras clave : Pontos de convergência; Alfabetização Científica e Técnica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )