SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Eixos de convergência da alfabetização científica e técnica no ensino médio integradoO Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ROSA, Suiane Ewerling da  y  STRIEDER, Roseline Beatriz. Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e19701.  Epub 11-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19701.

Neste artigo defendemos que o endosso à concepção de neutralidade da ciência-tecnologia (CT) pode fragilizar a participação da sociedade em processos decisórios sobre temas e problemas reais condicionados pelo desenvolvimento científico-tecnológico. Neste sentido, consideramos importante a verbalização de silenciamentos associados à suposta neutralidade da CT e que envolvem reflexões sobre: à origem, concepção e direcionamento da CT; os conhecimentos mobilizados para a resolução de problemas sociais; e, questões valorativas internalizadas na CT. Diante disso, além de uma discussão sobre a suposta neutralidade da CT, sua relação com o movimento e a educação CTS, apresentamos, por meio da análise da produção da área de ensino de ciências, sinalizações de verbalização desses silenciamentos. Dessas reflexões, destacamos perspectivas e desafios atrelados à verbalização dos silenciamentos e a necessidade de investigações centradas nas potencialidades de práticas educativas para a superação da concepção de neutralidade da CT. Perspectivas essas, no nosso entender, fundamentais para a constituição de uma cultura de participação.

Palabras clave : Ciência-Tecnologia-Sociedade; Educação Científica; Neutralidade da Ciência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )