SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

GARCIA DIAZ, José Eduardo  e  WATANABE, Giselle. Menos pode ser mais: do decrescimento e descomplexificação à complexidade. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e19699.  Epub 27-Fev-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19699.

Nos últimos tempos há um discurso reducionista que vem ganhando espaço em diversas publicações, conferências e debates amplos sobre o decrescimento e colapso associado aos limites biofísicos do meio que, por sua vez, levariam ao esgotamento de recursos naturais e às mudanças climáticas. Nessas abordagens é comum a defesa de que o decrescimento supõe uma descomplexificação desejada e/ou inevitável do sistema social. Esses pressupostos podem disseminar uma ideia equivocada sobre a forma de lidar com as questões socioambientais ao mesmo tempo em que aponta para limitações estruturais do ponto de vista social. Diante dessa problemática iminente, neste ensaio discutem-se alguns aspectos da perspectiva da complexidade partindo do pressuposto de que ela nos ajuda a compreender que o decrescimento não significa inevitavelmente uma diminuição da complexidade do sistema social. E nos mostra como uma formação mais criativa e crítica demandará intervenções que levem a uma proposta menos linear, pautada em uma mudança de paradigma e na própria forma de se relacionar socialmente.

Palavras-chave : complexidade; decrescimento; crítico; educação; ambiente.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )