SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairmentPIBID: Inserción de futuros profesores de matemáticas en el entorno escolar con vistas a minimizar el choque con la realidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ALMEIDA, André Francisco de  y  VALENTE, Wagner Rodrigues. Os experts e a produção de saberes para a docência: Primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23109.  Epub 20-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23109.

Este artigo apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa intitulado Os experts e a aritmética para ensinar nos primeiros anos escolares, São Paulo (19611996). Abordar o saber profissional do professor que ensina matemática é o tema desse projeto, que busca tornar inteligível o papel de experts na sistematização de uma aritmética para ensinar. Este texto traz as primeiras análises da produção de Lydia Lamparelli, constituída como expert, a partir de referências bibliográficas tomadas para este estudo. Os primeiros resultados revelam possibilidades que acervos pessoais podem dar à caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática.

Palabras clave : Saber para ensinar; Aritmética; Lydia Lamparelli; Expert; Arquivos pessoais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )