SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Os experts e a produção de saberes para a docência: Primeiros estudos do acervo Lydia LamparelliPerspectivas em etnomatemática para a formação e atuação docente na Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

TINTI, Douglas da Silva  y  MANRIQUE, Ana Lúcia. PIBID: Inserción de futuros profesores de matemáticas en el entorno escolar con vistas a minimizar el choque con la realidad. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23110.  Epub 20-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23110.

O presente artigo objetiva analisar as ações desenvolvidas por um programa brasileiro de iniciação à docência (PIBID) bem como suas contribuições para a minimização do futuro choque com a realidade vivenciado por professores em início de carreira como apontam os estudos sobre esta etapa do desenvolvimento profissional. Para tanto foram realizadas entrevistas e observou-se que a vivência no contexto escolar tornou a carreira docente mais atrativa e contribui significativamente para a minimização do futuro choque com a realidade. De posse dos dados coletados, concluímos que as políticas públicas voltadas à formação de professores podem contribuir para a superação do déficit de profissionais e propiciar espaços e experiências formativas diferenciadas, que considerem a escola como locus da aprendizagem docente.

Palabras clave : PIBID; Iniciação à Docência; Inserção Profissional; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )