SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25PIBID: Inserción de futuros profesores de matemáticas en el entorno escolar con vistas a minimizar el choque con la realidadExperiências de estudantes em cálculo 1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FREITAS, Adriano Vargas. Perspectivas em etnomatemática para a formação e atuação docente na Educação de Jovens e Adultos. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23165.  Epub Feb 21, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23165.

O artigo apresenta recorte de pesquisa desenvolvida no modelo de estado da arte. Destacamos publicações envolvendo análises e contribuições da Educação Matemática voltada para a EJA. O objetivo foi contribuir para o conhecimento e o enfrentamento de grandes desafios da EJA, especialmente os relacionados à formação do docente que atua nesta modalidade. Os resultados destacam as bases do Programa Etnomatemática como possibilidade de melhoria da qualidade do processo educacional da EJA, e sua influência sobre a formação/atuação dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino de modo a torná-la mais eficaz e adequada às expectativas e especificidades de seus alunos.

Keywords : Formação docente; Educação Matemática; Etnomatemática; Estado da Arte.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )