SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Experiências de estudantes em cálculo 1Desafios à inclusão dos alunos com deficiência auditiva numa aula de matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LIMA, Luciano Feliciano de. Grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23199.  Epub 22-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23199.

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições do grupo de estudos Síndrome do Delta (SD) para a formação inicial de professores de matemática. Por meio desse grupo, busca-se promover uma articulação entre o conhecimento pedagógico e o exercício da docência, relacionando a teoria e a prática em encontros semanais de quatro horas de duração. Para isso, houve uma aproximação com duas escolas públicas da Cidade de Goiás a fim de oferecer aos licenciandos participantes do SD uma formação mais próxima do contexto real da escola, do ensino e da aprendizagem da matemática no ensino médio. Durante o ano de 2017, o trabalho versou sobre tarefas matemáticas para o ensino e a aprendizagem da função polinomial do primeiro grau. Sendo que, as atividades planejadas foram realizadas nas escolas e, posteriormente, discutidas com os professores em formação inicial, com os professores das escolas e com o professor coordenador. Além disso, contribuíram para a produção de artigos e relatos de experiência pessoal que foram apresentados em eventos científicos e compõem o material aqui discutido. Desse modo, a participação nessa ação contribuiu para que os licenciandos: entendessem a importância do domínio do conteúdo para o ensino de matemática, a partir das interações, em sala de aula, com alunos do ensino médio; percebessem a complexidade do processo de ensino e de aprendizagem por meio de observações na ficha avaliativa e no caderno de campo e de reflexões no grupo de estudos; assumissem uma postura investigativa, fundamentando a prática pedagógica na teoria estudada; e socializassem as experiências através da participação, com apresentação de trabalhos, em eventos científicos.

Palabras clave : Educação Matemática; Formação de Professores; Grupo de estudos Síndrome do Delta.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )