SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Desafios à inclusão dos alunos com deficiência auditiva numa aula de matemáticaA Política Cultural dos Livros Didáticos de Matemática: um guia para transformar estudantes em cidadãos neoliberais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PERALTA, Deise Aparecida  y  GONCALVES, Harryson Júnio Lessa. Matemática e a inclusão do outro. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e21854.  Epub 27-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21854.

Este texto se firma na necessidade de discutir a matemática escolar, como prática social, por um viés inclusivo em oposição a um caráter técnico e segregacionista que, por vezes, parece se apresentar nas salas de aula. Perseguindo os pressupostos habermasianos da Teoria da Inclusão do Outro, propomos uma reflexão desse tema, inicialmente, com um item introdutório sobre o caráter excludente do ensino de matemática escolar, apresentando, a seguir, a matemática entendida como prática social; o pensamento habermasiano, finalizando com a possibilidade de pensar o ensino de matemática como Inclusão do Outro.

Palabras clave : Matemática; Habermas; Ensino; Prática Social; Inclusão.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )