SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Desafios à inclusão dos alunos com deficiência auditiva numa aula de matemáticaA Política Cultural dos Livros Didáticos de Matemática: um guia para transformar estudantes em cidadãos neoliberais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PERALTA, Deise Aparecida  e  GONCALVES, Harryson Júnio Lessa. Matemática e a inclusão do outro. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e21854.  Epub 27-Fev-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21854.

Este texto se firma na necessidade de discutir a matemática escolar, como prática social, por um viés inclusivo em oposição a um caráter técnico e segregacionista que, por vezes, parece se apresentar nas salas de aula. Perseguindo os pressupostos habermasianos da Teoria da Inclusão do Outro, propomos uma reflexão desse tema, inicialmente, com um item introdutório sobre o caráter excludente do ensino de matemática escolar, apresentando, a seguir, a matemática entendida como prática social; o pensamento habermasiano, finalizando com a possibilidade de pensar o ensino de matemática como Inclusão do Outro.

Palavras-chave : Matemática; Habermas; Ensino; Prática Social; Inclusão.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )