SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Matemática e a inclusão do outroO estudo do limite de uma função: O que disseram os alunos? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SILVA, Marcio Antonio da. A Política Cultural dos Livros Didáticos de Matemática: um guia para transformar estudantes em cidadãos neoliberais. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e21853.  Epub Feb 27, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21853.

Neste artigo apresentarei como o currículo de matemática direciona valores, comportamentos e moralidades que vão além dos conteúdos conceituais, das habilidades ou das competências, produzindo implicações políticas. Mais especificamente, mostrarei como os livros didáticos de matemática propõem o ensino de formas específicas de ser e de se comportar no mundo, alinhadas às políticas neoliberais. Concluo que a política cultural é uma ferramenta potente para analisar currículos de matemática e que essas análises têm implicações importantes para a formação de professores que ensinam matemática, pois oferecem outros modos de olhar para os processos de ensino e aprendizagem.

Keywords : educação matemática; currículo; política cultural; livros didáticos de matemática.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )