SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Políticas de Autonomía Curricular y Mejora de la Escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SANTOS, Adriana Cavalcanti dos  y  LEITE, Carlinda. Políticas de currículo em Portugal: Concepções e práticas. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23562.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23562.

O artigo analisa posições de gestores de Agrupamentos de Escolas de Portugal envolvidos na implementação da política que concebe o currículo prescrito a nível nacional como um projeto que tem de ser reconfigurado em cada escola. O corpus de análise é composto por entrevistas analisadas pela técnica de análise de conteúdo, que mostrou que estes entrevistados aderem aos princípios de autonomia e de flexibilidade curricular, tanto no planejamento das ações docentes quanto na vivência das práticas curriculares, por considerarem que proporcionam uma ressignificação do currículo nacional. No entanto, nessa concretização, sentem dificuldades que advêm de medidas políticas que não se articulam entre si.

Palabras clave : Política educacional; Concepções curriculares; Gestores escolares.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )