SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Curriculum policies in Portugal: conceptions and practicesAvaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

BOLIVAR, Antonio. Políticas de Autonomía Curricular y Mejora de la Escuela. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23779.  Epub July 10, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23779.

As políticas de autonomia curricular são atualmente uma tendência internacional nas políticas educacionais, com novos modos de regulação e responsabilização das escolas como um caminho promissor para todos os alunos alcançarem o sucesso educacional. Este artigo descreve seu significado e razões para essas políticas, contextos (construir capacidade interna, desenvolvimento organizacional), condições, bem como seus efeitos na melhoria. A autonomia curricular abre a possibilidade de expandir o profissionalismo docente e a personalização da aprendizagem. A contextualização e a flexibilidade curricular, no âmbito de uma autonomia curricular, possibilitam o sucesso educativo para todos, juntamente com uma personalização da aprendizagem. Entre outros, analisa-se o papel que a liderança pedagógica deve desempenhar, bem como fazer da escola um projeto conjunto de ação, por meio de uma comunidade de aprendizagem profissional.

Keywords : Autonomia; Melhoria da escola; Currículo; Liderança Pedagógica; Comunidade profissional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )