SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Políticas de Autonomía Curricular y Mejora de la EscuelaA avaliação formativa do desempenho do ensino author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FERNANDES, Domingos. Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e24579.  Epub July 10, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24579.

O propósito deste texto foi produzir uma reflexão crítica acerca das avaliações externas e das suas relações com as avaliações internas e com as aprendizagens dos alunos. Discutiram-se efeitos positivos e negativos das avaliações externas sobre as aprendizagens e o ensino e a necessidade de aprofundar e melhorar as avaliações internas. A reflexão produzida mostrou a possibilidade de se evoluir para outra geração de avaliações externas, baseada em princípios socialmente construídos e centrados nas aprendizagens dos alunos, devidamente articulada com outras avaliações (internas e externas) e enquadrada por políticas públicas materializadas em programas que apoiem a formação dos professores.

Keywords : Avaliação em Educação; Avaliação das Aprendizagens; Avaliação Externa; Avaliação Interna; Políticas Públicas de Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )