SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Políticas de Autonomía Curricular y Mejora de la EscuelaA avaliação formativa do desempenho do ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FERNANDES, Domingos. Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e24579.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24579.

O propósito deste texto foi produzir uma reflexão crítica acerca das avaliações externas e das suas relações com as avaliações internas e com as aprendizagens dos alunos. Discutiram-se efeitos positivos e negativos das avaliações externas sobre as aprendizagens e o ensino e a necessidade de aprofundar e melhorar as avaliações internas. A reflexão produzida mostrou a possibilidade de se evoluir para outra geração de avaliações externas, baseada em princípios socialmente construídos e centrados nas aprendizagens dos alunos, devidamente articulada com outras avaliações (internas e externas) e enquadrada por políticas públicas materializadas em programas que apoiem a formação dos professores.

Palavras-chave : Avaliação em Educação; Avaliação das Aprendizagens; Avaliação Externa; Avaliação Interna; Políticas Públicas de Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )