SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão críticaLa incalibrada competencia socioemocional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

A avaliação formativa do desempenho do ensino. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e24275.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24275.

A argumentação deste trabalho é de que os esforços para aumentar o desempenho educacional devem se concentrar principalmente na qualidade dos professores já em atividade nas escolas, por meio de uma ênfase sustentada no desenvolvimento profissional docente focado na prática de sala de aula. Este trabalho primeiro faz uma breve revisão da razão pela qual um melhor desempenho educacional é importante, tanto para os indivíduos quanto para a sociedade, e em seguida explora as influências do rendimento estudantil, chegando à conclusão de que a qualidade dos professores é uma das, senão a mais importante variável para a maioria dos sistemas educativos. Esforços no sentido de implementar a qualidade docente, seja por meio da melhora dos professores recém-chegados à profissão, ou da remoção dos ineficazes, demonstram ter pouco, se algum, impacto, levando à conclusão de que quaisquer esforços sérios para melhorar o desempenho educacional precisam focar no aumento da qualidade dos professores existentes, através do desempenho profissional, e o restante do artigo descreve como isso pode ser feito, lançando mão da avaliação formativa do desempenho docente. Em particular, o artigo revisa a pesquisa existente sobre feedback, mostrando que, para ser eficaz, precisa levar em consideração o contexto em que é dado, a relação entre os envolvidos na intervenção, e, o mais importante, a reação do professor ao receber esse feedback. Em seguida argumenta-se que o feedback pode ser mais efetivo quando é incorporado a um quadro teórico mais amplo (começando com uma visão clara da prática efetiva, evocando evidências de desempenho, fornecendo feedback, e ativando os docentes como recursos de aprendizagem, tanto para eles mesmos quanto para seus pares) e apoiados de modo correto. De maneira específica, a melhoria na prática é mais provável e mais plausível de ser sustentada quando os professores têm a escolha sobre quais aspectos da prática devem priorizar, a flexibilidade acerca de como implementar ideias nas salas de aula, o tempo para a realização de mudanças incrementais na prática, a responsabilidade por melhorá-la, e apoio para a sua realização.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )