SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25A avaliação formativa do desempenho do ensinoAssessment for learning in English and Mathematics in secondary education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

LEMOS, Guilherme Augusto Rezende  and  MACEDO, Elizabeth Fernandes de. A incalibrável competência socioemocional. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e24582.  Epub July 10, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24582.

Neste texto, os autores discutem a noção de competência socioemocional à luz da ideia, construída com Derrida, de que a educação é uma resposta ao chamado da alteridade. Partindo d BNCC e de documentos políticos exarados por organismos multilaterais – como OCDE e ONU/Banco Mundial –, os autores argumentam que está em curso uma atualização de uma retórica que submete a educação à linguagem econômica e a modelos sistêmicos. Trazendo o exemplo de projeto em desenvolvimento junto a professores de redes de ensino em quatro cidades brasileiras, os autores defendem a necessidade e a urgência de políticas públicas situadas, centradas na experiência escolar e nas interrelações que aí ocorrem.

Keywords : Currículo; Políticas públicas; Neoliberalismo; Competência socioemocional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )