SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25The incalibrable socio-emotional competenceCurricular practices and learning assessment: contributions to improvement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

VIEIRA, Isabel  and  SANTOS, Leonor. Avaliar para aprender em inglês e matemática no ensino secundário. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23798.  Epub July 10, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23798.

O presente estudo procurou compreender como duas professoras, Leonor, de inglês e Ilda, de matemática, implementam práticas avaliativas capazes de apoiar a aprendizagem dos seus alunos. Seguindo uma metodologia de natureza interpretativa, optamos pelo design de estudo de caso. A recolha de dados recorreu à observação de aulas e a entrevistas às professoras e a grupos focais de alunos, com registro áudio. A análise de dados seguiu a análise de conteúdo. Embora em disciplinas muito distintas, ambas as professoras apoiam os seus alunos com uma prática de avaliação formativa, assente numa abordagem positiva do erro que constitui uma fonte promissora para a atribuição de feedback.

Keywords : Práticas avaliativas; Avaliar para aprender; Abordagem positiva do erro; Feedback; Ensino secundário.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )