SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Assessment for learning in English and Mathematics in secondary educationAvaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SA, Ivone  and  SOUSA-PEREIRA, Fátima. Práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem: Contributos para a melhoria. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23797.  Epub July 10, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23797.

Neste artigo apresenta-se um estudo impulsionado pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e pelos resultados da Avaliação Externa das Escolas, que pretendeu identificar práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem nas disciplinas de matemática, ciências naturais e físico-química num agrupamento de escolas do norte de Portugal. Para o efeito, recorreu-se a um questionário para a coleta de dados junto de professores (n=14) e estudantes do 3º ciclo do ensino básico (n=238). Os resultados evidenciam a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e didáticas consentâneas com um paradigma formativo centrado na aprendizagem que promova o envolvimento ativo dos estudantes nesse processo.

Keywords : Práticas Curriculares; Avaliação da Aprendizagem; Melhoria Educacional; Sucesso Educativo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )