SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Avaliar para aprender em inglês e matemática no ensino secundárioAvaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SA, Ivone  y  SOUSA-PEREIRA, Fátima. Práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem: Contributos para a melhoria. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23797.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23797.

Neste artigo apresenta-se um estudo impulsionado pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e pelos resultados da Avaliação Externa das Escolas, que pretendeu identificar práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem nas disciplinas de matemática, ciências naturais e físico-química num agrupamento de escolas do norte de Portugal. Para o efeito, recorreu-se a um questionário para a coleta de dados junto de professores (n=14) e estudantes do 3º ciclo do ensino básico (n=238). Os resultados evidenciam a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e didáticas consentâneas com um paradigma formativo centrado na aprendizagem que promova o envolvimento ativo dos estudantes nesse processo.

Palabras clave : Práticas Curriculares; Avaliação da Aprendizagem; Melhoria Educacional; Sucesso Educativo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )