Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
PACHECO, José Augusto and MAIA, Ila Beatriz. Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23778. Epub July 10, 2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23778.
Na discussão atual sobre processos de mudança e inovação, a nível curricular e pedagógico, há referências constantes a palavras-chave – por exemplo, qualidade, eficácia e eficiência – que definem não só práticas escolares, bem como políticas transnacionais e supranacionais de partilha de conhecimento, com efeitos no modo como a avaliação das aprendizagens é conceitualizada e realizada. Depois de uma discussão sobre políticas de accountability, que conduzem a práticas de performatividade nas escolas, ritual que é suportado cada vez mais pelos organismos transnacionais, por exemplo, através do conceito personalização da aprendizagem e da abordagem por competências globais, analisamos a avaliação das aprendizagens, nos ensinos básico e secundário, em Portugal, cujas práticas “deveriam ser” inovadoras em função do perfil de competências do aluno e das aprendizagens essenciais.
Keywords : accountability; currículo; aprendizagem; agência; competência.