SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Curricular practices and learning assessment: contributions to improvementCoreografías didácticas institucionales y calidad de la enseñanza author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PACHECO, José Augusto  and  MAIA, Ila Beatriz. Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23778.  Epub July 10, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23778.

Na discussão atual sobre processos de mudança e inovação, a nível curricular e pedagógico, há referências constantes a palavras-chave – por exemplo, qualidade, eficácia e eficiência – que definem não só práticas escolares, bem como políticas transnacionais e supranacionais de partilha de conhecimento, com efeitos no modo como a avaliação das aprendizagens é conceitualizada e realizada. Depois de uma discussão sobre políticas de accountability, que conduzem a práticas de performatividade nas escolas, ritual que é suportado cada vez mais pelos organismos transnacionais, por exemplo, através do conceito personalização da aprendizagem e da abordagem por competências globais, analisamos a avaliação das aprendizagens, nos ensinos básico e secundário, em Portugal, cujas práticas “deveriam ser” inovadoras em função do perfil de competências do aluno e das aprendizagens essenciais.

Keywords : accountability; currículo; aprendizagem; agência; competência.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )