SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountabilityPrácticas curriculares-evaluativas: inventar cotidianamente considerando los movimientos de influencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ZABALZA BERAZA, Miguel A.  y  ZABALZA CERDEIRINA, María Ainhoa. Coreografías didácticas institucionales y calidad de la enseñanza. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e24586.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24586.

Ensinar é "the intentional arrangement of situations in which appropriate learning will occur" (Menges, 1997). Com base nesse princípio, muitas das visões e das práticas na educação mudaram o foco, substituindo a relevância do que o professor disse ou fez por o que os alunos fazem em ambientes de aprendizagem, especialmente preparados para enriquecer sua experiência e guiar sua aprendizagem. Coreografias, uma metáfora tirada do mundo da dança (Oser e Baeriswyl, 2001), fazem parte dessas novas perspectivas sobre o ensino. Com uma arquitetura simples, as coreografias contêm 4 componentes básicos: antecipação, coreografia externa, coreografia interna e produto. Este artigo procura situar o conceito de coreografia no contexto dessas novas perspectivas sobre o ensino universitário e enfoca, sobretudo, a coreografia institucional. Um modelo de análise de coreografia institucional baseada em 9 variáveis é apresentado: primeiro, os três elementos básicos de todo o ensino (professor, aluno, conteúdo); em segundo lugar, outros três ligados às características da organização interna dos três elementos básicos do ensino mencionados (relações entre professores, relações entre alunos, relações entre conteúdos); e, finalmente, três outras variáveis ligadas à relação de cada um desses elementos com os outros dois: relações entre professores e alunos; relações entre alunos e conteúdo; relações entre professores e conteúdo.

Palabras clave : Coreografia didática; Ambientes de aprendizagem; Educação superior; Ensino universitário; Processo de ensino-aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )