SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Coreografías didácticas institucionales y calidad de la enseñanzaExamining Performance Assessment: Illuminating Teacher Development and The Construction of a Profession índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MAGALHAES, Priscila Maria Vieira dos Santos; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de  y  LINS, Carla Patrícia Acioli. Práticas curriculares-avaliativas: Inventar cotidianamente considerando os movimentos de influência. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23795.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23795.

O estudo a que se reporta este artigo analisou os movimentos de influência que atravessam as práticas avaliativas-curriculares de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede de ensino público do agreste pernambucano brasileiro. Os dados revelam que as políticas nacionais de avaliação, a gestão/coordenação escolar e as concepções de educação, currículo e avaliação de professores têm se revelado em movimentos de influência sob a tessitura das práticas e da organização curricular, o delineamento de uma avaliação orientada para fins pré-determinados, e a autonomia profissional e cristalização das concepções curriculares e avaliativas dos docentes.

Palabras clave : Avaliação; Currículo; Políticas; Práticas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )