SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Pensar o professor de educação online em tempos de cibercultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Ione Gomes da; BOTELHO, Bruno Oliveira de; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro  e  MACHADO, Aline Maria Batista. A dimensão da autonomia nas práticas de extensão em educação popular. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e28953.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26i0.28953.

O estudo busca analisar a dimensão da autonomia como um dos elementos teórico-metodológicos orientadores dos projetos de extensão em educação popular. Procuramos averiguar a compreensão de estudantes extensionistas sobre a autonomia nos trabalhos, nos cenários de prática e identificar se a autonomia se apresenta como uma das categorias fundamentais. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. Inferiu-se que, no âmbito do projeto de extensão, há estimulo ao desenvolvimento da autonomia dos discentes, porém ainda é preciso avançar em alguns aspectos para que venha a promover de forma mais satisfatória essa dimensão, especialmente no que se refere a sua promoção na comunidade.

Palavras-chave : Extensão-Popular; Extensão Universitária; Educação Popular; Autonomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )