SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A dimensão da autonomia nas práticas de extensão em educação popularDemocratização da educação básica no município de São Paulo (2013-2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BORGATO, Joaquim Sérgio; PANIAGO, Maria Cristina Lima  e  MORALES-MORGADO, Erla Mariela. Pensar o professor de educação online em tempos de cibercultura. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e30960.  Epub 17-Jul-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30960.

Este artigo é um recorte da uma tese de doutoramento em educação com foco no ser humano/profissional/professor inserido na Educação online, com vistas às questões da formação de professores na apropriação de novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), na perspectiva da pós-modernidade em plena era da cibercultura. Buscamos discutir teoricamente o professor da educação online advindo do ensino tradicional, o qual se vê desafiado na sua prática de ensino-aprendizagem e sente os impactos das lacunas em sua formação, conclamando todos envolvidos nesse processo a repensar novas práticas formativas, considerando a reflexão, o senso crítico e o humanismo.

Palavras-chave : Educação Online; Cultura Digital; Formação de Professores; Práticas Docentes; Tecnologia Educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )