SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Pensar en el profesor de educación en línea en tiempos de ciberculturaLa educación continua en Mato Grosso: una mirada hacia las narrativas oficiales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

NASCENTE, Renata Maria Moschen  y  SILVA, Vagnum Dias da. Democratização da educação básica no município de São Paulo (2013-2016). Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e24702.  Epub 23-Jul-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24702.

O objetivo do artigo é analisar a democratização da educação básica no município de São Paulo de 2013 a 2016, na administração do Partido dos Trabalhadores (PT). A abordagem metodológica foi qualitativa e documental. O problema se constituiu na questão: quais seriam alguns dos indicadores de avanços na democratização da educação básica? Foram levantados alguns deles: valorização dos(as) profissionais; elevação da qualidade social pela universalização do acesso e trabalho sistemático para garantia de permanência das mais diversas aprendizagens; incentivo à participação e à autonomia nas e das escolas e esforço na formulação, aprovação e implantação de políticas democratizantes.

Palabras clave : Democratização; Educação básica; Indicadores.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )