SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A formação continuada em Mato Grosso: um olhar para as narrativas oficiaisUm olhar psicanalítico sobre a inclusão de um aluno com autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Dulcinéa Campos  e  GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Proposta curricular e avaliação da alfabetização no Espírito Santo. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e26417.  Epub 28-Jul-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26417.

Este artigo objetiva analisar as bases teóricas da proposta curricular implementada no Espírito Santo, na década de 1970, para atender aos princípios da inovação do ensino preconizados na nova Lei nº 5.692/71. Focaliza aspectos do currículo voltados para a alfabetização e, principalmente, para o modelo de avaliação da aprendizagem adotado com a finalidade de verificar a efetividade do currículo no que diz respeito à elevação dos índices de aprovação e sua adequação aos níveis de desenvolvimento cognitivo das crianças. Caracteriza-se como uma pesquisa documental, pois analisa documentos/textos produzidos no período. Conclui, a partir das análises, que a avaliação serviu para conformar um modelo de organização do ensino aprendizagem e, apesar de ter auxiliado a verificação da efetividade do currículo, tanto o currículo como a avaliação não contribuíram para diminuir significativamente os índices de evasão e repetência nas escolas públicas capixabas.

Palavras-chave : Alfabetização; Proposta Curricular; Avaliação; Ensino de 1o grau.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )