SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Curriculum proposal and literacy assessment in Espírito SantoThe sensitivity of ideas. Background for scientific research training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

LIMA, Izabella Lorrayne Santana de  and  LEGNANI, Viviane Neves. Um olhar psicanalítico sobre a inclusão de um aluno com autismo. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e27244.  Epub July 28, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.27244.

O artigo busca fazer uma leitura do processo de inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) à luz da teoria psicanalítica. Lançar-se-á mão de um estudo de caso que conta com a participação de três professoras e de um aluno com diagnóstico de TEA. O estudo de caso foi construído por meio de observação participante e entrevistas com as professoras e a mãe do aluno. Pode-se perceber que as professoras realizam o processo inclusivo de forma ética, respeitando o aluno como sujeito, e compreendem que não há a possibilidade de inclusão de forma massificada, não cabendo, portanto, generalizações com base em diagnósticos apresentados pelos alunos.

Keywords : Autismo; Psicanálise; Inclusão; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )