SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Propuesta curricular y evaluación de alfabetización en Espírito SantoLa Sensibilidad de las ideas. Antecedentes para la formación en investigación científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LIMA, Izabella Lorrayne Santana de  y  LEGNANI, Viviane Neves. Um olhar psicanalítico sobre a inclusão de um aluno com autismo. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e27244.  Epub 28-Jul-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.27244.

O artigo busca fazer uma leitura do processo de inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) à luz da teoria psicanalítica. Lançar-se-á mão de um estudo de caso que conta com a participação de três professoras e de um aluno com diagnóstico de TEA. O estudo de caso foi construído por meio de observação participante e entrevistas com as professoras e a mãe do aluno. Pode-se perceber que as professoras realizam o processo inclusivo de forma ética, respeitando o aluno como sujeito, e compreendem que não há a possibilidade de inclusão de forma massificada, não cabendo, portanto, generalizações com base em diagnósticos apresentados pelos alunos.

Palabras clave : Autismo; Psicanálise; Inclusão; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )