SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Proposta curricular e avaliação da alfabetização no Espírito SantoA sensibilidade das ideias. Fundamentos para formação em pesquisa científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LIMA, Izabella Lorrayne Santana de  e  LEGNANI, Viviane Neves. Um olhar psicanalítico sobre a inclusão de um aluno com autismo. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e27244.  Epub 28-Jul-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.27244.

O artigo busca fazer uma leitura do processo de inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) à luz da teoria psicanalítica. Lançar-se-á mão de um estudo de caso que conta com a participação de três professoras e de um aluno com diagnóstico de TEA. O estudo de caso foi construído por meio de observação participante e entrevistas com as professoras e a mãe do aluno. Pode-se perceber que as professoras realizam o processo inclusivo de forma ética, respeitando o aluno como sujeito, e compreendem que não há a possibilidade de inclusão de forma massificada, não cabendo, portanto, generalizações com base em diagnósticos apresentados pelos alunos.

Palavras-chave : Autismo; Psicanálise; Inclusão; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )