SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The sensitivity of ideas. Background for scientific research trainingTowards the Learning Society. Analysis of ICTs and educational skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SILVA, Hengrid Graciely Nascimento; OLIVEIRA, Brena Costa de; SANTOS, Luís Eduardo Soares dos  and  CLARO, Maísa de Lima. O papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil: revisão sistemática e metassíntese. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31262.  Epub July 29, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31262.

Objetivo: caracterizar o papel social da Universidade mediante a integração ensino-serviço-comunidade em saúde no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática e de uma metassíntese realizadas mediante busca nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE. Resultados: foram identificados ao total 1224 estudos e, após a aplicação dos critérios de exclusão, 19 artigos foram analisados. Os achados apoiam que as práticas extramuros na área da saúde se mostram valorosas como aplicabilidade de práticas pedagógicas. Conclusão: o papel social da Universidade reflete nas práticas pedagógicas da integração ensino-serviço-comunidade e favorece a valorização dos usuários e do cuidado em saúde.

Keywords : Ensino; Serviço; Comunidade; Literatura de Revisão como Assunto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )