SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26La Sensibilidad de las ideas. Antecedentes para la formación en investigación científicaHacia la sociedad del aprendizaje: análisis de las TIC y competencias educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Hengrid Graciely Nascimento; OLIVEIRA, Brena Costa de; SANTOS, Luís Eduardo Soares dos  y  CLARO, Maísa de Lima. O papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil: revisão sistemática e metassíntese. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31262.  Epub 29-Jul-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31262.

Objetivo: caracterizar o papel social da Universidade mediante a integração ensino-serviço-comunidade em saúde no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática e de uma metassíntese realizadas mediante busca nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE. Resultados: foram identificados ao total 1224 estudos e, após a aplicação dos critérios de exclusão, 19 artigos foram analisados. Os achados apoiam que as práticas extramuros na área da saúde se mostram valorosas como aplicabilidade de práticas pedagógicas. Conclusão: o papel social da Universidade reflete nas práticas pedagógicas da integração ensino-serviço-comunidade e favorece a valorização dos usuários e do cuidado em saúde.

Palabras clave : Ensino; Serviço; Comunidade; Literatura de Revisão como Assunto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )