Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
SILVA, Hengrid Graciely Nascimento; OLIVEIRA, Brena Costa de; SANTOS, Luís Eduardo Soares dos y CLARO, Maísa de Lima. O papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil: revisão sistemática e metassíntese. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31262. Epub 29-Jul-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31262.
Objetivo: caracterizar o papel social da Universidade mediante a integração ensino-serviço-comunidade em saúde no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática e de uma metassíntese realizadas mediante busca nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE. Resultados: foram identificados ao total 1224 estudos e, após a aplicação dos critérios de exclusão, 19 artigos foram analisados. Os achados apoiam que as práticas extramuros na área da saúde se mostram valorosas como aplicabilidade de práticas pedagógicas. Conclusão: o papel social da Universidade reflete nas práticas pedagógicas da integração ensino-serviço-comunidade e favorece a valorização dos usuários e do cuidado em saúde.
Palabras clave : Ensino; Serviço; Comunidade; Literatura de Revisão como Assunto.