SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The social role of the University through teaching-service-community integration in Brazil: systematic review and meta-synthesisHigh school and urban segregation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

HERNANDEZ-CARRERA, Rafael M.; BAUTISTA-VALLEJO, José M.  and  VIEIRA-FERNANDEZ, Ignacio. Rumo à Sociedade de Aprendizagem. Análise das TICs e competências educativas. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31179.  Epub July 30, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31179.

Neste artigo, analisamos alguns elementos das reformas educativas dos anos 90, o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação e a adoção de um modelo de ensino-aprendizagem baseado em competências. Os objetivos deste artigo são analisar estes elementos relacionados com as reformas acima mencionadas e propor uma série de princípios-chave para orientar o ensino para uma sociedade cognitiva. Concluímos que as instituições de ensino escolar podem ser consideradas, na sua natureza e no modo de funcionamento, instituições características da modernidade, cujos alunos, no entanto, apresentam e exigem características de pós-modernidade.

Keywords : Reforma educacional; Alfabetização acadêmica; Competências; Tecnologias da informação e comunicação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )