SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26El rol social de la Universidad a través de la integración enseñanza-servicio-comunidad en Brasil: revisión sistemática y meta-síntesisLa escuela media e segregación urbana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

HERNANDEZ-CARRERA, Rafael M.; BAUTISTA-VALLEJO, José M.  y  VIEIRA-FERNANDEZ, Ignacio. Rumo à Sociedade de Aprendizagem. Análise das TICs e competências educativas. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31179.  Epub 30-Jul-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31179.

Neste artigo, analisamos alguns elementos das reformas educativas dos anos 90, o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação e a adoção de um modelo de ensino-aprendizagem baseado em competências. Os objetivos deste artigo são analisar estes elementos relacionados com as reformas acima mencionadas e propor uma série de princípios-chave para orientar o ensino para uma sociedade cognitiva. Concluímos que as instituições de ensino escolar podem ser consideradas, na sua natureza e no modo de funcionamento, instituições características da modernidade, cujos alunos, no entanto, apresentam e exigem características de pós-modernidade.

Palabras clave : Reforma educacional; Alfabetização acadêmica; Competências; Tecnologias da informação e comunicação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )