SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil: revisão sistemática e metassínteseEnsino médio e segregação urbana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

HERNANDEZ-CARRERA, Rafael M.; BAUTISTA-VALLEJO, José M.  e  VIEIRA-FERNANDEZ, Ignacio. Rumo à Sociedade de Aprendizagem. Análise das TICs e competências educativas. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31179.  Epub 30-Jul-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31179.

Neste artigo, analisamos alguns elementos das reformas educativas dos anos 90, o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação e a adoção de um modelo de ensino-aprendizagem baseado em competências. Os objetivos deste artigo são analisar estes elementos relacionados com as reformas acima mencionadas e propor uma série de princípios-chave para orientar o ensino para uma sociedade cognitiva. Concluímos que as instituições de ensino escolar podem ser consideradas, na sua natureza e no modo de funcionamento, instituições características da modernidade, cujos alunos, no entanto, apresentam e exigem características de pós-modernidade.

Palavras-chave : Reforma educacional; Alfabetização acadêmica; Competências; Tecnologias da informação e comunicação.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )