SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Rumo à Sociedade de Aprendizagem. Análise das TICs e competências educativasEstudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ARAUJO, Alexandre Weingrill. Ensino médio e segregação urbana. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e24327.  Epub 05-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24327.

O objetivo desse trabalho é discutir a influência do lugar sobre as escolas urbanas, sobretudo no ensino médio, nível esse que marca o fim da educação básica e cujo objetivo é propiciar aos educandos inserção na vida econômica e social. Assim, se debruçando sobre as escolas estaduais de nível médio do município de Suzano, na Grande São Paulo, serão analisados os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e a porcentagem de alunos concluintes do terceiro ano médio que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio para verificar a influência do lugar sobre tais variáveis. Por fim, serão discutidos os motivos de tal influência, apontando a relação entre segregação urbana e baixo aproveitamento dos alunos em bairros periféricos.

Palavras-chave : Ensino Médio; Influência de lugar; Segregação urbana.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )