SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Ensino médio e segregação urbanaEstudantes de Licenciatura: trajetórias escolares e escolha da profissão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira. Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e28150.  Epub 05-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28150.

O estudo exploratório teve o objetivo de analisar quatro plataformas dotadas de mecanismos automatizados de coleta de dados sobre o comportamento dos usuários e utilizadas crescentemente nas atividades didático-pedagógicas de escolas e universidades. Os dados coletados por essas plataformas abrangem o desempenho dos estudantes em atividades de estudos e a performance em testes. Para alegados fins de aprimoramento do ensino, a atuação docente e a gestão escolar são referenciadas por padrões de eficiência e qualidade pré-estabelecidos. A análise demonstrou que essas plataformas operam inseridas nos fenômenos da dataficação, comodificação e do capitalismo de vigilância. Seu uso se amplia em detrimento de uma melhor compreensão dos seus impactos nas práticas educacionais, em particular a aprendizagem e a natureza da educação pública.

Palavras-chave : s: Plataformas; Mídias sociais; Privacidade; Dataficação; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )