SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Estudios de plataforma: dimensiones y problemas del fenómeno en educaciónAtmósfera sonora: experiencias de escucha en tres centros comerciales de Medellín índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de; BENTO, Elaine Gonçalo; ANASTACIO, Paulo Roberto de Souza  y  MARTINS, Maraísa Inês de Assis. Estudantes de Licenciatura: trajetórias escolares e escolha da profissão. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31790.  Epub 06-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31790.

O acesso de sujeitos de camadas populares ao ensino superior brasileiro, sobretudo em Universidades Públicas, ainda se constitui como algo “estatisticamente improvável”. Objetivou-se, neste estudo, investigar quais as estratégias e mobilizações de escolarização construídas por sujeitos oriundos dos meios populares para o ingresso no ensino superior nos cursos de Licenciatura da UEMG-Ibirité. A pesquisa é de cunho qualitativo e seguiu três etapas: análise na literatura; aplicação de questionário socioeconômico e entrevista narrativa. Entre os achados, evidenciou-se que o curso escolhido nem sempre teve ligação com o desejo pessoal do graduando, mas sim com a possibilidade de ingresso.

Palabras clave : Camadas populares; Ensino superior; Trajetória escolar; Licenciaturas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )