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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de; BENTO, Elaine Gonçalo; ANASTACIO, Paulo Roberto de Souza e MARTINS, Maraísa Inês de Assis. Estudantes de Licenciatura: trajetórias escolares e escolha da profissão. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31790. Epub 06-Ago-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31790.
O acesso de sujeitos de camadas populares ao ensino superior brasileiro, sobretudo em Universidades Públicas, ainda se constitui como algo “estatisticamente improvável”. Objetivou-se, neste estudo, investigar quais as estratégias e mobilizações de escolarização construídas por sujeitos oriundos dos meios populares para o ingresso no ensino superior nos cursos de Licenciatura da UEMG-Ibirité. A pesquisa é de cunho qualitativo e seguiu três etapas: análise na literatura; aplicação de questionário socioeconômico e entrevista narrativa. Entre os achados, evidenciou-se que o curso escolhido nem sempre teve ligação com o desejo pessoal do graduando, mas sim com a possibilidade de ingresso.
Palavras-chave : Camadas populares; Ensino superior; Trajetória escolar; Licenciaturas.