SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educaçãoAtmosfera sonora: experiências de escuta em três shopping centers de Medellín índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de; BENTO, Elaine Gonçalo; ANASTACIO, Paulo Roberto de Souza  e  MARTINS, Maraísa Inês de Assis. Estudantes de Licenciatura: trajetórias escolares e escolha da profissão. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31790.  Epub 06-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31790.

O acesso de sujeitos de camadas populares ao ensino superior brasileiro, sobretudo em Universidades Públicas, ainda se constitui como algo “estatisticamente improvável”. Objetivou-se, neste estudo, investigar quais as estratégias e mobilizações de escolarização construídas por sujeitos oriundos dos meios populares para o ingresso no ensino superior nos cursos de Licenciatura da UEMG-Ibirité. A pesquisa é de cunho qualitativo e seguiu três etapas: análise na literatura; aplicação de questionário socioeconômico e entrevista narrativa. Entre os achados, evidenciou-se que o curso escolhido nem sempre teve ligação com o desejo pessoal do graduando, mas sim com a possibilidade de ingresso.

Palavras-chave : Camadas populares; Ensino superior; Trajetória escolar; Licenciaturas.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )