SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Estudiantes de pregrado: trayectorias escolares y elección de profesiónPlanes de formación docente en Argentina (2007-2019): una lectura desde la dimensión de lo político índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

HERNANDEZ GONZALEZ, Edilberto  y  SALAZAR VARGAS, Wilde María. Atmosfera sonora: experiências de escuta em três shopping centers de Medellín. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e28583.  Epub 12-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28583.

O presente artigo é derivado da pesquisa de doutorado intitulada Espaços para estar: o shopping center como artifício para a educação do sensível, a qual coloca em tensão as possibilidades de educação do sensível que acontecem em três shopping centers de Medellín, Colômbia; o estudo se deu através de instâncias de participação sensível e ações performáticas, sustentadas teórica e epistemologicamente a partir da perspectiva da Pesquisa Baseada em Artes, PBA. Um dos eixos do trabalho de investigação dirigiu-se a compreender o universo sonoro que acontece no interior do shopping, como um artifício multiforme que contém vibrações sonoras e atmosferas de silêncio configuradas pela interação entre o desenho arquitetônico dos espaços, as materialidades e as estratégias de marketing. Assim, este artigo centra a atenção na experiência de escuta dos passos no shopping center, percebendo que estes aparecem vinculados a aspirações socioculturais e, silenciados; isto é, educados, em função da cultura de consumo.

Palabras clave : Corpos; Movimento; Atmosfera sonora; Shopping center; Materialidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )