SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Estudantes de Licenciatura: trajetórias escolares e escolha da profissãoPlanos de formação docente na Argentina (2007-2019): uma leitura desde a dimensão política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

HERNANDEZ GONZALEZ, Edilberto  e  SALAZAR VARGAS, Wilde María. Atmosfera sonora: experiências de escuta em três shopping centers de Medellín. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e28583.  Epub 12-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28583.

O presente artigo é derivado da pesquisa de doutorado intitulada Espaços para estar: o shopping center como artifício para a educação do sensível, a qual coloca em tensão as possibilidades de educação do sensível que acontecem em três shopping centers de Medellín, Colômbia; o estudo se deu através de instâncias de participação sensível e ações performáticas, sustentadas teórica e epistemologicamente a partir da perspectiva da Pesquisa Baseada em Artes, PBA. Um dos eixos do trabalho de investigação dirigiu-se a compreender o universo sonoro que acontece no interior do shopping, como um artifício multiforme que contém vibrações sonoras e atmosferas de silêncio configuradas pela interação entre o desenho arquitetônico dos espaços, as materialidades e as estratégias de marketing. Assim, este artigo centra a atenção na experiência de escuta dos passos no shopping center, percebendo que estes aparecem vinculados a aspirações socioculturais e, silenciados; isto é, educados, em função da cultura de consumo.

Palavras-chave : Corpos; Movimento; Atmosfera sonora; Shopping center; Materialidades.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )