SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Sonorous atmosphere: listening experiences in three shopping malls in MedellínThe Youth and Adult Education and the BNCC for Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PIAZZENTINO, Raúl  and  TOURN, Luciana Rita. Planos de formação docente na Argentina (2007-2019): uma leitura desde a dimensão política. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, 27688.  Epub Aug 13, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.27688.

Neste artigo, analisamos as superfícies textuais dos Planos de Formação Docente da Argentina no período 2007-2019, tentando reconhecer os significantes “maestros” (Professores do Ensino Fundamental) que definem os sentidos das políticas docentes. Os Planos, desde uma perspectiva de indagação centrada no político, na linha da Teoria do Discurso e da Análise Política do Discurso, constituem práticas que articulam configurações discursivas da formação docente. Nelas, reconhecemos fixações de sentido que, por um lado, procuram reconstruir uma identidade para o sistema formativo e, por outro, organizam o campo discursivo em torno do significante das capacidades profissionais.

Keywords : Formação de docentes; Argentina; Planos nacionais de formação docente; Análise política do discurso.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )