SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Biopolítica, precariedad y educación: un ensayo de pensamiento con Butler y FoucaultParfor y la formación de profesores de la educación básica: obstáculos y potencialidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Soane Santos; PIRES, Ennia Débora Passos Braga  y  FERRAZ, Maísa Oliveira Melo. Reflexos da política de gestão gerencial sobre o trabalho do coordenador pedagógico. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31767.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31767.

O artigo se propõe a compreender o contexto da gestão gerencial, enquanto política pública, suas características e influências no sistema educacional e no trabalho do coordenador pedagógico. Originário de uma pesquisa bibliográfica, o estudo evidencia que a gestão gerencial imprime ao trabalho do coordenador pedagógico políticas públicas de responsabilização pela articulação da prática e dos resultados da escola; e, ao exigir líderes executores e não reflexivos, o sistema gerencial tende a transformar o coordenador em um mero executor das ideologias neoliberais sem espaço e condições para superar as concepções ideológicas dominantes.

Palabras clave : Gestão Gerencial; Políticas Públicas; Coordenador Pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )