SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Biopolítica, precariedade e educação: um ensaio de pensamento com Butler e FoucaultParfor e formação de professores para educação básica: obstáculos e potencialidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Soane Santos; PIRES, Ennia Débora Passos Braga  e  FERRAZ, Maísa Oliveira Melo. Reflexos da política de gestão gerencial sobre o trabalho do coordenador pedagógico. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31767.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31767.

O artigo se propõe a compreender o contexto da gestão gerencial, enquanto política pública, suas características e influências no sistema educacional e no trabalho do coordenador pedagógico. Originário de uma pesquisa bibliográfica, o estudo evidencia que a gestão gerencial imprime ao trabalho do coordenador pedagógico políticas públicas de responsabilização pela articulação da prática e dos resultados da escola; e, ao exigir líderes executores e não reflexivos, o sistema gerencial tende a transformar o coordenador em um mero executor das ideologias neoliberais sem espaço e condições para superar as concepções ideológicas dominantes.

Palavras-chave : Gestão Gerencial; Políticas Públicas; Coordenador Pedagógico.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )