SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Reflections of the managerial management policy on the work of the pedagogical coordinatorThe Place of Biography and Synopsis, as Paratexts, in Children's Literary Works author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FERREIRA, Adriano de Melo  and  BRZEZINSKI, Iria. Parfor e formação de professores para educação básica: obstáculos e potencialidades. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e24977.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24977.

Enquanto política de formação docente a ser executada sob o regime de colaboração entre a União e entes federados, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) completou uma década. Mas sua continuidade foi tolhida pelo decreto nº 8.752/2016, enquanto seus cursos ainda estão vigentes e pesquisas sobre ele são realizadas. Os documentos aqui analisados – teses de doutorado e relatório científico de um grupo de pesquisa – apontam para uma riqueza de dados, às vezes contraditórios, que nos tensionam a pensar dialeticamente a realidade dos cursos no âmbito do Parfor, considerando seus aspectos negativos, mas também suas potencialidades.

Keywords : Políticas educacionais; Formação docente; Parfor.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )