SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Reflexos da política de gestão gerencial sobre o trabalho do coordenador pedagógicoO lugar dos paratextos biografia e sinopse em obras literárias infantis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FERREIRA, Adriano de Melo  e  BRZEZINSKI, Iria. Parfor e formação de professores para educação básica: obstáculos e potencialidades. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e24977.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24977.

Enquanto política de formação docente a ser executada sob o regime de colaboração entre a União e entes federados, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) completou uma década. Mas sua continuidade foi tolhida pelo decreto nº 8.752/2016, enquanto seus cursos ainda estão vigentes e pesquisas sobre ele são realizadas. Os documentos aqui analisados – teses de doutorado e relatório científico de um grupo de pesquisa – apontam para uma riqueza de dados, às vezes contraditórios, que nos tensionam a pensar dialeticamente a realidade dos cursos no âmbito do Parfor, considerando seus aspectos negativos, mas também suas potencialidades.

Palavras-chave : Políticas educacionais; Formação docente; Parfor.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )