SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Place of Biography and Synopsis, as Paratexts, in Children's Literary WorksThe tensions of the beginning of the teaching career author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

GALTER, Maria Inalva  and  FAVORETO, Aparecida. John Dewey: um clássico da educação para a democracia. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e28281.  Epub Aug 20, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28281.

Examina-se a concepção de democracia de John Dewey em relação à sua perspectiva de sociedade e escola em Democracia e educação. Postula-se que o autor respondia aos problemas humanos decorrentes da industrialização, urbanização, imigração, do progresso científico e tecnológico que marcaram a sociedade burguesa, em especial os Estados Unidos da América, nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX. Para Dewey, a escola cumpria papel importante na formação e influia no desenvolvimento de atitudes intelectuais de iniciativa, capacidade de reflexão, espírito livre e responsabilidade social. Enfim, para o autor, tais atitudes favoreceriam maior intercâmbio e comunicação que contribuíram para a promoção da democracia.

Keywords : História da Educação; Sociedade; Democracia; Escola.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )