Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
GALTER, Maria Inalva and FAVORETO, Aparecida. John Dewey: um clássico da educação para a democracia. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e28281. Epub Aug 20, 2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28281.
Examina-se a concepção de democracia de John Dewey em relação à sua perspectiva de sociedade e escola em Democracia e educação. Postula-se que o autor respondia aos problemas humanos decorrentes da industrialização, urbanização, imigração, do progresso científico e tecnológico que marcaram a sociedade burguesa, em especial os Estados Unidos da América, nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX. Para Dewey, a escola cumpria papel importante na formação e influia no desenvolvimento de atitudes intelectuais de iniciativa, capacidade de reflexão, espírito livre e responsabilidade social. Enfim, para o autor, tais atitudes favoreceriam maior intercâmbio e comunicação que contribuíram para a promoção da democracia.
Keywords : História da Educação; Sociedade; Democracia; Escola.