SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26El lugar de los paratextos biografía y sinopsis en obras literarias infantilesLas tensiones del inicio de la carrera docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GALTER, Maria Inalva  y  FAVORETO, Aparecida. John Dewey: um clássico da educação para a democracia. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e28281.  Epub 20-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28281.

Examina-se a concepção de democracia de John Dewey em relação à sua perspectiva de sociedade e escola em Democracia e educação. Postula-se que o autor respondia aos problemas humanos decorrentes da industrialização, urbanização, imigração, do progresso científico e tecnológico que marcaram a sociedade burguesa, em especial os Estados Unidos da América, nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX. Para Dewey, a escola cumpria papel importante na formação e influia no desenvolvimento de atitudes intelectuais de iniciativa, capacidade de reflexão, espírito livre e responsabilidade social. Enfim, para o autor, tais atitudes favoreceriam maior intercâmbio e comunicação que contribuíram para a promoção da democracia.

Palabras clave : História da Educação; Sociedade; Democracia; Escola.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )