SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O lugar dos paratextos biografia e sinopse em obras literárias infantisAs tensões do início da carreira docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

GALTER, Maria Inalva  e  FAVORETO, Aparecida. John Dewey: um clássico da educação para a democracia. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e28281.  Epub 20-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28281.

Examina-se a concepção de democracia de John Dewey em relação à sua perspectiva de sociedade e escola em Democracia e educação. Postula-se que o autor respondia aos problemas humanos decorrentes da industrialização, urbanização, imigração, do progresso científico e tecnológico que marcaram a sociedade burguesa, em especial os Estados Unidos da América, nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX. Para Dewey, a escola cumpria papel importante na formação e influia no desenvolvimento de atitudes intelectuais de iniciativa, capacidade de reflexão, espírito livre e responsabilidade social. Enfim, para o autor, tais atitudes favoreceriam maior intercâmbio e comunicação que contribuíram para a promoção da democracia.

Palavras-chave : História da Educação; Sociedade; Democracia; Escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )