SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26John Dewey: un clásico de la educación para la democraciaEscuelas-parque en Brasilia: diálogos con la producción académica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FORTES, Flavia Aparecida Machado  y  NACARATO, Adair Mendes. As tensões do início da carreira docente. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32069.  Epub 20-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32069.

Este artigo analisa narrativas de cinco professores em início de carreira, que cursaram Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD). Visa analisar o processo reflexivo do professor, sua profissionalidade e as tensões vividas no processo de inserção na carreira docente. Para a produção dos dados, utilizou-se a entrevista narrativa tangenciada pelo método biográfico. O ingresso na profissão é acompanhado por situações que geram tensões e inseguranças sobre como realizar as atividades diárias inerentes à docência. Revela também o trabalho solitário do professor e até mesmo o desprestígio por parte dos professores mais experientes em relação ao graduado em EaD.

Palabras clave : Pedagogia; Educação a Distância; Formação; Inserção na carreira docente; Narrativas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )