SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The queer as a zetetic focus to bethink the right to the educationThe General Council as antinomy of the autonomy regime of the public school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ROCHA, Deise Ramos da  and  HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. Disputas pela escola pública: contribuições históricas para pensar o trabalho docente. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31908.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31908.

Neste ensaio propomos compreender os sentidos do trabalho docente constituídos na historicidade dos embates por um projeto hegemônico de educação pública escolar. Realizamos buscas epistemológicas nas correntes filosóficas que embasam a escola moderna, analisando multideterminantes históricas que fomentam sentidos da escola pública, e possibilidades de sentidos para o trabalho docente. Concluímos que o humanismo tradicional cristão estabelece sentido centrado no conhecimento orientado pela igreja; o humanismo moderno forma sentido ambivalente entre a profissionalização e a vocação; e o humanismo neoliberal empenha ao professor a mediação da autoaprendizagem, ocasionando a perda de sentidos.

Keywords : Defesa da Escola Pública; Projeto de Escola; Trabalho docente; Sentido do trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )